10 março 2006

Sebos & Compulsão...





... Ainda gosto de caminhar pelas ruas caóticas do Recife... Hoje não foi diferente... Caminhei pela Av. Conde da Boa Vista até chegar à Guararapes... Olhando ao derredor e vendo os contrastes dessa cidade... Na Ponte da Boa Vista... Meninos pulavam dela para o Capibaribe... Por algumas moedas... Coisa pra turista ver, somente pra turista, porque as autoridades [in]competentes se fazem de cegas e não vêem nada disso...
Mas voltando à Guararapes, é se não me engano a ÚNICA Av., no mundo cuja altura dos prédios não ultrapassam a largura da rua... Um prato cheio para os arquitetos...
Um saudosimo me acompanha, procuro o 'Bar Savoy' e não o encontro... O Savoy recebeu Simone de Beauvoir e Sartre... E quantos anônimos com suas dores de amores? Cadê o Savoy? Foi-se... Atender às espeulações imoboliárias e à crise do mercado...

"... Nas mesas do Bar Savoy,
o refrão tem sido assim:
são trinta copos de chope,
são trinta homens sentados,
trezentos desejos presos,
trinta mil sonhos frustrados..."

-Carlos Pena Filho-
[O poeta dos Azuis]

Mas voltando pra Av. Guararapes II... Tem uma ímã lá... Se chama Sebo do Marcos... Credo... Não posso passar por perto, acabo parando lá e comprando... Com ou sem dinheiro...
Sou uma consumidora compulsiva de livros... Sempre me digo que não comprarei nada, mentira... Estou enganando a mim mesma... Comprarei sim, o Marcos sempre tem algo que se encaixa nos meus desejos... Dessa vez não foi diferente, lá estou eu segurando dois livros com os olhos esbugalhados de gula: Uma biografia - amo biografias - do Braudel e um sobre a Micro-história - amo ler sobre isso - comprei! Saciei meu desejo...
E até a próxima ida à cidade, já deixei combinado que depois do dia 20 eu voltarei por lá. Já fiquei de olho comprido prum livro do Lobo Antunes...
Boca...

Um comentário:

  1. Anônimo2:19 PM

    Val e suas caminhadas. Gulosas por ruas e espaços praticados. Sim, ela os reinventa ao seu modo. Brinca, diverte-se, por vezes fica apreensiva. Tive o prazer de acompanha-la nessas "aventuras". Apreciei. Sinto saudades da minha amiga. Em breve retorno. Beijos.

    ResponderExcluir