29 julho 2005

Cole sua foto aqui

Ser nova e se sentir a mais a mais velha das pessoas é algo deprimente. Não sei exatamente quando foi que me tornei a princesinha cínica do castelo de gelo, só sei que o processo foi curto. É como mentir compulsivamente, você começa com uma mentirinha e quando vê, já não sabe mais discernir o que você criou do que realmente aconteceu. E isso envelhece por dentro, tenho a alma carcomida por todas as vezes em que não acreditei em quem me rodeava, por todos os risos cínicos e desânimo diante dos inícios de ilusões que eu nunca tive, por nunca me empolgar realmente com nada.
O engraçado é que sempre percebi isso como se fosse realismo. Eu não era apenas mais uma moça bobinha, ingênua, que se deixa levar pelas emoções. Era uma pessoa forte, ciente de tudo que acontecia na minha vidinha. Grande besteira...
Ainda tento descobrir quem foi ou qual situação me levou a pensar que um ar blasè, uma indiferença calculada resolveria todos os meus problemas. A solidão, o sentimento de inadequação, a timidez, a estupidez latente. Só sei que de uns tempos para cá, saí do estado vegetativo em que me encontrava; claro que não achei o ponto onde tudo começou, o que também já não me interessa mais, já que não posso voltar e não quero tentar consertar o que simplesmente não tem conserto. Mas comecei a ver o outro lado das coisas, vi que um sorriso sincero traz um pouco de paz, sonhar pode ser bom, e o melhor, os sonhos podem se tornar reais quando se luta por eles. Às vezes ainda me flagro com aquele jeitinho de "Ah, não tou nem aí!" para algo que simplesmente adoro, e consigo rir disso e parar de reprimir a empolgação. Tenho a sensação de que descobri os cinco sentidos e ainda estou aprendendo a usá-los. Sei que leva tempo mas, citando Wilde, amar a si mesmo é o começo de um idílio que dura a vida inteira.


* Dedicado a Val, a mais que amiga, confidente e mãe de plantão.

3 comentários:

  1. Hmm. Ou vc está pensativa demais, ou eu é que já bebi cerveja demais.

    Ah, falando nisso, aceita uma Skol?
    (é daquelas de 473ml)

    ; )

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:05 PM

    É, Maricotinha... a vida nos prega peças, e a nossa cabeça nos prega mais ainda. Bom que vc está vendo isso. Bom que vc tem como mãe a minha mana - uma verdadeira bruxa leitora da alma...
    Tá no caminho certo, moça. Escolheu a melhor conselheira que pode existir.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:13 PM

    ... E acompanhar essa bela mudança, essa "reconstrução" (?) de uma linda mulher que resolveu encastelar-se na torre de vidro por motivos tão seus; ter a permissão de participar de sua vida, me é um presente tão caro, que dinheiro nenhum do mundo poderia comprar... Até porque a nossa moeda é cunhada com amor, respeito, carinho, amizade, admiração... Sentimentos genuínos que brotam de nosso coração, de forma tão gratuita, que qto mais nos damos, mais temos pra dar...
    O que posso dizer além do meu melhor e mais bonito obrigada? Que mais posso fazer, além de chorar diante do pc, e ratificar o quanto amo você?

    ResponderExcluir